Distúrbios do Olfato

Design sem nome (55).png

A perda de olfato, de acordo com a sua severidade vai impactar a qualidade de vida dos pacientes. Podendo prejudicar a sua segurança pessoal e familiar (perda da percepção de vazamento de gases, alimentos queimados ou estragados, por exemplo). Ela também pode levar a detecção precoce de doenças neurológicas, facilitando o tratamento, higiene pessoal, proteção a exposição a agentes tóxicos.

A perda de olfato pode ter diferente causas (doenças neurológicas, doenças inflamatórias e infecciosas, traumas, etc.) e tem sido um dos mais frequentes e intensos sintomas da infecção pelo SARS COV2, ou COVID- 19. Acompanhada ou não da perda de paladar.

Na grande maioria dos casos esse sintoma reverte total ou parcialmente, após alguns dias. Mas em alguns casos ele persiste.

Por que é importante fazer o teste?

É importante esses pacientes que permanecerem com essa perda parcial ou total, façam uma avaliação mais detalhada desse olfato e iniciem o tratamento o quanto antes. Isso ajuda a acelerar e ampliar essa melhora.

O teste de olfato ajuda a quantificar a Perda Olfatória que a pessoa tem. Muitas vezes, a pessoa acha que perdeu totalmente o olfato, mas não é exatamente assim. Com este teste quantitativo, é possível no primeiro momento avaliar corretamente essa perda e acompanhar o seu progresso com o tratamento.

Nós dispomos dos testes para avaliação do olfato, terapia de estímulo olfatório, orientamos e acompanhamos os pacientes.

UPSIT- University of Pennsylvania Smell Identification Test

WhatsApp Image 2021-03-22 at 22.58.10.jp

A Dra. Ana Carolina Soter, otorrinolaringologista, com doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, e durante um ano e meio trabalhou como pesquisadora no departamento de olfato e paladar da Universidade da Pennsylvania. Estamos trazendo mais essa novidade pra vocês. Avaliação com o teste olfativo UPSIT, e tratamento para perda de olfato em geral, incluindo também as causadas pelo COVID-19.